terça-feira, 5 de agosto de 2008

Weimaraner Langhaar

História

Desde o século XIX que os weimaraner existem como raça distinta, criados e desenvolvidos pelos nobres do grande ducado de weimar, provavelmente através do cruzamento de Bloodhounds com uma variedade de cães de caça. O seu faro excelente e agilidade excepcional fazem dele um grande caçador com uma energia exorbitante! Inicialmente caçava presas de grande porte, mas á medida que a civilização foi avançando e os animais de grande porte foram desaparecendo esta raça tornou-se num cão de apontar aves. Até aos anos 30 era proíbida a sua criação fora da Alemanha e ainda hoje é muito controlada apesar de não ser exclusivo dos nobres.





Personalidade

Um óptimo guardião da sua família e território! Tem tendência para o dominante, por isso tem de ter um líder a quem obedecer.

A teimosia faz parte do seu ser, bem como a curiosidade que o faz "vasculhar" tudo! Com as crianças é delicado e meigo, sendo as fêmeas as mais indicadas para esse convívio! É chamado o "cão-velcro" pois só liga ao dono, ignorando na maioria das vezes os estranhos.


Não esquecer que o seu instinto de caçador e inteligência faz com que muitas vezes espantem os seu donos com presentes (pássaros, ratinhos) e/ou com travessuras inimagináveis...






Estalão

Cabeça: Comprida, com crânio e focinho de igual tamanho, o stop é moderado. Nariz com narinas delicadas; lábio superior obre bem o maxilar.

Orelhas: De alta inserção, elativamente compridas e dobradas.


Olhos: de tamanho médio, em puppies a cor é azul céu mudando em adultos para ambar ou cinza-azulado.


Corpo: Peito largo e inclinado, abdómen recolhido, quartos traseiros arredondados e dorso recto.


Pelagem: Os weimaraner Langhaar têm um pêlo suave e comprido, com ou sem sub-pêlo, liso ou ligeiramente ondulado, atinge 3 a 5 centímetros. sendo maior no antepeito, pescoço e abdónem.

Cor da Pelagem: São adimtidas as seguintes cores ou os seus intermédios, o cinzento-prateado, cinzento-corço e cinzento-rato. Admitem-se manchas brancas no peito e nos dedos desde que sejam muito pequenas. Na parte da Cabeça e orelhas as tonalidades são mais claras e suaves.


Altura: A altura nos machos varia entra 59 a 70 centímetros, sendo o ideal de 62 a 67. Nas fêmeas a altura varia entre 57 a 65 sendo o ideal entre 59 e 63 centímetros.








Cauda: Nesta variante, só a ponta da cauda é amputada, não sendo obrigatório. Deve ser bem cuberta de pêlo, contendo boas franjas.


Cuidados

Como um cão de caça o exercíco é fundamental para um bom deseolvimento do corpo de da mente, gosta de trabalhar mas é um cão sussegado em casa. O ideal é que viva numa vivenda com espaço para correr e que lhe sejam proporcionados pelo menos 20 minutos de exercício diário
São necessárias algumas escovadelas regulares no pêlo para que se matenha saudável, não deve ficar muito tempo eposto ao sol para não queimar!



Fotos: Aisha of Windy Spot


de Raki's Place








Sem comentários: